Abelhas: algumas espécies

Algumas espécies de abelhas nativas do Brasil e do mundo

Somente no Brasil, existem mais de 300 espécies de abelhas e, acredite, a maioria delas não tem ferrão. A seguir, você irá conhecê-las a fundo, descobrir suas características e, inclusive, algumas curiosidades. As abelhas podem ser mais interessantes do que você pensava, de modo que elas contribuem muito para nosso ecossistema. Conheça-as!

Abelha Tiúba – (Melipona compressipes)

A abelha Tiúba pertence à espécie Melipona subnitida, de modo que seu gênero, Melipona, é responsável pela polinização de 30% das plantas da Caatinga e do Pantanal e de até 90% da Mata Atlântica. Ou seja, caso ela seja ameaçada de extinção, pode colocar em risco uma grande proporção de fauna e flora. Não é à toa que sua popularidade é tão forte entre os habitantes locais.

Atribui-se a ela, ainda, o fator curativo de seu mel, capaz de tratar feridas. Entre suas características físicas, ela possui cabeça preta aveludada e tórax preto, com listras cinza. O teor menos doce do mel é bastante apreciado.

Abelha Mandaçaia – (Melipona quadrifasciata)

Essa Melipona quadrifasciata tem as seguintes características: corpo e cabeça na cor preta, listras amarelas ao longo do tronco e asas ferrugem, de modo que seu tamanho varia entre 10 e 11 mm de comprimento. Pertencente ao grupo Meliponini, é mais resistente ao frio, o que permite que ela viva em regiões desde São Paulo, até o sul do país, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Seus ninhos são nidificados em partes ocas das árvores, possuem boca de barro, onde abrigam grande quantidade de mel, deixando o acesso ao ninho mais estreito, permitindo apenas a entrada de uma abelha por vez.

Abelha Europeia – Apis mellifera)

A abelha Europeia é, de longe, uma das mais famosas produtoras de mel e sua produção tem grande importância na indústria alimentícia e encabeça o topo das produtoras. Também chamada abelha melífera ocidental, abelha-comum, abelha-do-reino, abelha-alemã, abelha-Europa, é facilmente encontrada na Europa, Ásia e África.

De adaptação fácil, essa melífera marca presença em diversos habitats, desde savanas, montanhas e litoral. Entre as características físicas destacam-se o tamanho, entre 12 e 13 mm, pelos no peito, língua curta e poucas listras amarelas no corpo. Considerada irritadiça, suas picadas podem ser fatais.

Abelha Jandaíra – (Melipona subnitida)

Endêmica do Nordeste do Brasil, a abelha Jandaíra é reconhecida como grande polinizadora das regiões da Caatinga, Pantanal e até uma boa parte da Mata Atlântica. Por ser uma espécie dócil, que não possui ferrão, pode até mesmo ser cultivada em jardins, dispensando até o uso de proteção.

Outra característica sobre essa Melipona subnitida é que ela só poliniza plantas nativas, e o seu famoso mel, o mel de jandaíra, é disputado porque a ele são atribuídas propriedades curativas. A produção anual, por enxame, pode chegar até a um litro e meio.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Buscando Por uma Empresa de Dedetização?

Somos a principal empresa de Dedetização em Campinas e Região.
Não percar nenhum conteúdo

Se inscreva em nossa newsletter para receber novidades antes de todo mundo.