BLOG

Formigas: é importante para o ecossistema?

Normalmente, abordamos por aqui as formigas consideradas pragas urbanas, daquelas que invadem nossas cozinhas ou que destroem plantas do jardim, além de formas de eliminá-las desses ambientes.

Porém, é importante lembrar que nem todas as formigas são consideradas pragas, e até o contexto em que são encontradas muda totalmente a forma como devem ser abordadas.

Esses insetos, em geral, são muito importantes para diversas formas de cultivo. Uma espécie em particular sempre foi estudada por esse papel ativo na natureza: as formigas cortadeiras.

A denominação de formiga-cortadeira pode corresponder a qualquer uma das 47 espécies desses insetos mastigadores, hoje distribuídos no mundo todo.

Normalmente, pertencem a um dos dois gêneros possíveis, Atta e Acromyrmex. No Brasil, as do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas.

As saúvas praticam a agricultura há milhares de anos, antes mesmo de a espécie humana ter surgido na terra. E essa agricultura é baseada na criação de uma espécie de fungo, que cresce sobre as folhas de determinadas plantas. Por isso, essas formigas são também conhecidas como formigas fúngicas.

Várias pesquisas, atualmente, buscam explicar o papel das formigas como indicadores biológicos do estado de degradação ambiental, conservação de biodiversidade e de recuperação de ecossistemas e de conservação da biodiversidade.

Por isso, sempre reforçamos:

A Detecta possui as melhores estratégias para afastar e eliminar insetos e animais nocivos à saúde humana. Contudo, nossa atuação está sempre alinhada com as melhores práticas ambientais, preservando a vida a saúde e a biodiversidade.

#dedetização #desratização #descupinização #formigas #pragasurbanas #biologia #meioambiente #saudepublica #campinas #paulinia #jaguariuna #valinhos #vinhedo #baraogerladocampinas #gramadocampinas #meioambiente #preservacaoambiental #ecossistemas #franquia            # hortolandia #montemor #sumaré #aguai #poçosdecaldas #atibaia #itatiba