Riscos de doenças transmitidas por Formigas Urbanas e como lidar com infestações

Há alguns anos, uma pesquisa realizada pela Universidade de Taubaté investigou a capacidade das formigas urbanas em divulgar doenças em um hospital da região. Os resultados revelaram que 63,5% das cepas transmitidas pelos insetos eram bacilos Gram positivos produtores de esporos, 6,3% eram bacilos Gram negativos, enquanto os cocos Gram positivos correspondiam a 23,1% das cepas. Além disso, 6,7% eram fungos filamentosos e 0,5% eram leveduras.

Migração de formigas para ambientes eletrônicos

A maioria das espécies de formigas prefere climas quentes, encontrando em ambientes urbanos condições ideais para as ameaças de seus ninhos. No entanto, as oscilações térmicas naturais, aliadas à estrutura arquitetônica e à proximidade de residências, estimularam a migração desses insetos para aparelhos eletrônicos em busca de estabilidade térmica. Sua presença, às vezes, é registrada até mesmo em embalagens de medicamentos.

Espécies comuns de formigas no Brasil

Cerca de 50 espécies de formigas estão adaptadas ao ambiente urbano, sendo que de 20 a 30 delas podem ser consideradas legítimas devido aos conflitos com os interesses humanos. Se você notou a presença frequente de formigas, pode ser um sinal de uma infestação mais significativa. Abaixo, listamos algumas espécies comuns no Brasil:

Formiga Lava-Pé:

Constrói ninhos em áreas externas, frequentemente associados a murundus de terra solta.

Formiga Carpinteira:

Essas formigas têm hábitos noturnos, mas algumas forrageiam durante o dia. Elas constroem seus ninhos em madeira, portas, árvores vivas ou mortas, entre outros locais.

Formiga Maluca:

Os ninhos podem ser encontrados tanto em áreas internas quanto externas. Elas podem formar trilhas longas e largas com operárias transitando de maneira irregular.

Formiga Fantasma:

Os ninhos são mais comuns em áreas internas, como frestas, fendas, equipamentos eletrônicos e conduítes. A dispersão ocorre pela fragmentação de colônias.

Formiga Faraó:

Essas formigas normalmente constroem seus ninhos em áreas internas, como batentes de portas ou janelas, equipamentos eletrônicos, conduítes e frestas.

Formiga Cortadeira:

Os ninhos podem ser encontrados em áreas internas e externas, como frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos. Eles são conhecidos por cortar folhas.

Formiga Saúva:

Essas formigas fazem seus ninhos no solo e criam montes de terra solta, o que facilita a identificação.

Controle de infestações de Formigas

Para pequenas infestações, alguns produtos de uso doméstico podem ajudar a controlar as formigas temporariamente. No entanto, para infestações maiores, a dedetização é obrigatória. Entre em contato com a Detecta e saiba mais sobre nossas condições! Temos uma equipe especializada em controle de pragas urbanas e uma variedade de serviços para atender às suas necessidades.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Buscando Por uma Empresa de Dedetização?

Somos a principal empresa de Dedetização em Campinas e Região.
Não percar nenhum conteúdo

Se inscreva em nossa newsletter para receber novidades antes de todo mundo.