Escorpião é Praga Urbana? Como Controlar?

O calor não tem dado trégua nesse verão, não é mesmo? E se tem uma coisa que aumenta nessa época, junto com as temperaturas, é a presença de pragas urbanas. Uma delas, os escorpiões, tem se tornado cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos. E é um problema que, gradativamente, só aumenta no país.

Em 2018, o Ministério da Saúde contabilizou mais de 140 mil acidentes com escorpiões no Brasil. No estado de São Paulo, foram mais de 30 mil casos. Além disso, a quantidade de pessoas picadas por escorpiões amarelos no país saltou mais de dez vezes desde a virada do século.

Poucos sabem o que fazer quando encontram um escorpião na sua residência ou estabelecimento comercial ou indústria. Até o perfil e os hábitos desse aracnídeo (da família das aranhas) são pouco conhecidos. Basta entrar em uma discussão nas redes sociais sobre o assunto para ser inundado com diferentes conselhos sobre como acabar com eles. Mas nem todas as “dicas” dão certo na hora de resolver uma infestação.

Elencamos abaixo alguns desses truques e algumas noções populares para eliminar os escorpiões. Saiba o que é verdade, meia verdade e o que é mito.

Escorpiões aparecem no verão só por causa do calor.

Meia verdade. Os escorpiões se adaptaram a temperaturas mais quentes em todo o planeta, e é nos locais com esse clima que são mais comuns. Contudo, se moldaram muito bem também ao ambiente urbano, onde encontraram condições favoráveis de alimentação e abrigo.

Escorpiões se escondem onde há mato e lixo.

Meia verdade. Não é somente nesses locais que eles gostam de morar. Também são encontrados em bueiros, caixas de esgoto, entulho, materiais de construção, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas.

Escorpiões comem lixo.

Mito. A principal fonte de alimentação dos escorpiões são os insetos – principalmente baratas.

Os escorpiões são insetos.

Mito. São aracnídeos (parentes, portanto, das aranhas). Hoje, os mais comuns em ambientes urbanos são os da espécie Tityus serrulatus (patas amarelas) – também responsáveis pelos acidentes de maior gravidade.

Os escorpiões se reproduzem rapidamente.

Verdade! Algumas espécies possuem reprodução assexuada, o que permite que uma fêmea tenha filhotes sem a necessidade de um escorpião macho. Isso facilita infestações, pois ela pode criar de 20 a 30 filhotes cada vez.

A picada do escorpião pode matar.

Verdade! O escorpião amarelo é o mais abundante e, infelizmente, perigoso. Seu veneno, neurotóxico, se distribui rapidamente pelo organismo, causando destruição neurológica do sistema nervoso central. Pode matar por parada cardíaca ou edema pulmonar. Nas crianças, o veneno se espalha e mata mais rápido.

Eles conseguem subir no seu apartamento?

Meia verdade. Escorpiões até conseguem subir paredes, mas é mais fácil entrar na sua casa ou apartamento se tiverem acesso às partes mais superiores de condomínios por meio de tubulações de água, esgoto e a própria dentro da estrutura do prédio (como dutos de energia).

Aroma de lavanda afasta escorpiões?

Meia verdade. Não há estudos que mostrem a eficácia desse método, mas manter um vaso dessa planta em casa para afastar essa e outras pragas é uma prática antiga. Há especialistas que afirmam que os óleos essenciais da lavanda, apesar de agradáveis para nós, são irritantes para os escorpiões.

A galinha de angola ajuda no controle da praga?

Meia verdade. Não somente as de angola, mas as galinhas de forma geral são predadoras naturais dos escorpiões e pequenos insetos. Mas há alguns fatores que dificultam a “logística” do encontro. Os escorpiões são predadores naturais das baratas, que vivem em tubulações de esgotos e pluviais. Logo, os escorpiões também são encontrados mais facilmente nesses locais. Além disso, os escorpiões têm hábitos noturnos, e as galinhas diurnas.

Dedetização resolve?

Sim! Mas é preciso saber o que exatamente dedetizar antes de contratar a Detecta. Considere fazer dedetização contra baratas ou outros bichos que servem de alimentos para eles, de forma a eliminar a comida dos escorpiões. Em alguns casos, o inseticida somente afasta o animal de seu habitat natural, fazendo com que entre nas residências.

Pois para cada tipo de praga existe um determinado tipo de produto.

Fale com a Detecta, nossa equipe pode orientar a melhor maneira de lidar com infestações por escorpião.

Entre em contato através

Telefone (19) 3268-6200

WhatsApp: (19) 3245-0723 E-mail: contato@detecta.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *