BLOG

Formigas urbanas transmitem doenças – previna-se!

Há alguns anos, uma pesquisa da Universidade de Taubaté investigou a capacidade de formigas urbanas disseminarem doenças em um hospital da região.

A pesquisa comprovou que 63,5% das cepas transmitidas pelos insetos eram bacilos Gram positivos produtores de esporos, 6,3% eram bacilos Gram negativos, cocos Gram positivos corresponderam a 23,1% das cepas, 6,7% eram fungos filamentosos e 0,5% eram leveduras.

Como a maioria das espécies de formigas prefere clima quente, há ambientes perfeitos para seus ninhos prosperarem. Mas as oscilações térmicas naturais. Aliadas à estrutura arquitetônica e à proximidade de residências, estimulam a migração desses insetos para aparelhos eletrônicos em busca de estabilidade térmica. Sua presença, por vezes, é registrada até em embalagens de medicamentos.

Cerca de 50 espécies estão adaptadas ao ambiente urbano, e cerca de 20 a 30 espécies podem ser consideradas como praga por causar conflito com os interesses do homem. Se você viu alguma formiga pelo chão, elas podem estar apenas de passagem, no entanto, caso isso seja recorrente, pode ser sinal de uma maior infestação de formigas.

Você sabe quais as espécies mais comuns no Brasil?

Formiga lava pé

Ninhos feitos normalmente em áreas externas onde às vezes são observados murundus de terra solta.

Formiga carpinteira

Possuem hábitos noturno, mas algumas forrageiam durante o dia. Constroem seus ninhos em madeira, portas, árvores vivas ou mortas, etc.

Formiga maluca

Ninhos podem ser encontrados em áreas internas ou externas. Podem formar grandes trilhas longas e largas com as operárias transitando de maneira irregular, como se estivesse “louca”.

Formiga fantasma

Ninhos são mais comuns em áreas internas: frestas, fendas, equipamentos eletrônicos, conduítes e vasos. A dispersão ocorre através da fragmentação de colônias.

Formiga faraó

Ninhos normalmente internos em batente de portas ou janelas, equipamentos eletrônicos, conduítes, frestas e etc.

Formiga cortadeira

Ninhos podem ser encontrados em áreas internas ou externas, em frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos, fazem o corte da ve

Formiga saúva

Ninhos são feitos no solo e montes de terra solta o que facilita na identificação.

Alguns produtos de uso doméstico podem ajudar a controlar as formigas momentaneamente caso se tratem de pequenas infestações.

Mas para as infestações maiores, a dedetização é imprescindível! Entre em contato com a Detecta e saiba mais sobre nossas condições!

Temos uma equipe especializada em controle de pragas urbanas e uma gama de serviços que atendem à sua necessidade.

Telefone: (19) 3268-6200

WhatsApp (19) 3245-0723

E-mail: contato@detecta.com.br