BLOG

Insetos xilófagos na sua casa

O que são insetos xilógafos? Tudo quanto é palavra que você vê por aí, que tem “xilo” no meio, tem a ver com madeira e celulose.  Mas e o chamado sufixo da palavra, “gafo”? Bem, gafo deriva de uma palavra bem antiga, gafeira, que corresponde a infestação, contaminação. Insetos xilógafos são, portanto, aqueles que infectam madeira.

Além do cupim, de quem já falamos muitas vezes por aqui, uma outra espécie arrepia quando falamos de preservação de objetos de madeira: brocas. Sim, elas estão por toda a parte, principalmente nos espaços naturais das grandes cidades. Estar longe da natureza, definitivamente, não nos afasta desses pequenos devoradores de madeira.

Sabe se tem por aí?

Para descobrir se algum móvel ou objeto de sua casa ou escritório está contaminado com brocas de madeira, basta observar a presença de um pó muito fino no chão, próximo ao local infestado (Lyctídeo), ou ligeiramente áspero (Anibium).

Se além desse sinal, houver pequenos furos, muito próximos uns dos outros, que representam a saída do inseto adulto do seu interior, pode ter certeza de que a contaminação está avançada.

Esses buracos são o caminho “cavado” pelo inseto adulto para sair da peça contaminada. Trata-se de um besouro, de coloração marrom, que quando se aventura a sair da madeira por esses buracos, pode ter certeza de que é para colocar mais ovos e aumentar a “família”.

Ao contrário dos cupins, as brocas de madeira não deixam resíduos granulosos amarronzados no chão, identificadas como as fezes desses insetos. Esse pozinho, quando recente, apresenta a cor da madeira infestada, mas com o tempo torna-se escuro.

Como são eliminados?

O controle da presença desses insetos é feito realizada pela Detecta pode ser feita através de algumas metodologias como a aplicação localizada pontual até mesmo a fumigação que é a utilização de gases específicos como por exemplo o Nitrogênio. 

Quer conversar com nossos especialistas sobre metodologias e condições? A Detecta tem uma equipe especializada em controle de pragas urbanas e uma gama de serviços que atendem à sua necessidade.

Telefone: (19) 3268-6200

WhatsApp (19) 3245-0723

E-mail: contato@detecta.com.br

#controledepragas #pragasurbanas #moveisdemadeira #moveis #brocademadeira #primavera #verão