BLOG

Manejo de abelhas e vespas deve ser feito por empresa especializada

Grande parte das áreas verdes, inclusive as urbanas, possui focos de aparecimento de abelhas e vespas. A presença das abelhas é, na maioria dos casos, desejável, tanto aos apicultores dedicados à produção e comercialização de mel, quanto aos agricultores, cuja qualidade da produção depende muito da polinização por esses insetos.

Mas abelhas e vespas podem se instalar em regiões de tráfego humano, precisando ser realocadas para áreas mais adequadas à sua procriação. É o que se denomina manejo.

A partir de um ancestral comum, os Himenópteros Aculeados se diversificaram em duas espécies, as abelhas (Apoidea) e as vespas (Vespoidea). Por isso, esses animais, que podem ser identificados como himenópteros, têm uma mesma característica: possuem ferrões capazes de inocular veneno, que pode provocar sérios danos tanto à saúde de seres humanos quanto de animais, como reações alérgicas profundas.

A Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998, e a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nº141 de 19 de dezembro de 2006, não permitem a eliminação desses insetos sem a prévia autorização do IBAMA. Se há interesse em remover os focos de abelhas e vespas, o mais indicado é acionar empresas e organizações públicas que efetuem o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Trata-se de um conjunto de medidas que pretende manter as pragas abaixo do nível de dano econômico (NDE), aplicadas quando a densidade populacional dos animais atinge o nível de controle (NC). Por meio do sistema de Manejo Integrado de Pragas, é possível eliminar as infestações existentes e adotar medidas preventivas para evitar a instalação de novas colônias, de forma que não impacte o equilíbrio ambiental.

O manejo de vespas e abelhas em industrias, empresas, comércios e residências, assim como áreas urbanas e rurais, é feito por empresas especializadas, como a Detecta. Fale com a gente, temos uma equipe especializada em controle e manejo de pragas urbanas e uma gama de serviços que atendem à sua necessidade.

Telefone: (19) 3268-6200

WhatsApp (19) 3245-0723

E-mail: contato@detecta.com.br