Mito ou verdade: vinagre combate formigas?

O vinagre, produto obtido da fermentação do vinho, é bastante utilizado no preparo de alimentos. Além disso, devido à alta concentração de ácido acético, é um grande aliado da limpeza doméstica, pois desinfeta, dá brilho e elimina odores indesejados. Para combater formigas, contudo, a história é bem diferente…

A sabedoria popular aponta o vinagre como um pesticida natural, e por isso não faltam receitas na internet de misturas “infalíveis” para combater as formigas. Porém, a eficácia do vinagre nesse caso não tem qualquer comprovação científica, a não ser por um único detalhe: seu cheiro e a acidez são desagradáveis a esses insetos pois eles se identificam através de feromônio.

Aqui no Brasil, cerca de 30 espécies de formigas (entre mais de 2.000 catalogadas) são consideradas pragas. Em locais urbanos, são encontradas onde há comida, lixo e animais entre outros locais. Por isso, são transmissoras de microorganismos e doenças tanto quanto ratos ou as indesejadas baratas. Aliás, elas próprias se alimentam de baratas, então…

Se as formigas apareceram em sua casa ou empresa, há dois motivos: abrigo ou comida. Elas normalmente se instalam em objetos antigos (inclusive aquela coleção de selos herdada de seu avô), papeis e caixas de papelão, então é importante vistoriar todos os cantos suspeitos. Se não há abrigo, a comida então deve estar abundante. Nesse caso, mantenha sempre limpo o ambiente, e feche todos os recipientes e não deixe sobras e mantenha o lixo orgânico organizado.  

Nessa limpeza, o vinagre pode finalmente ajudar. Mas somente nisso. Se a infestação for séria, indicamos uma desinsetização para resolver o problema. Fale com a Detecta, empresa especializada em controle de pragas urbanas e uma gama de serviços que atendem à sua necessidade.

Telefone: (19) 3268-6200

WhatsApp (19) 3245-0723

E-mail: contato@detecta.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *