Abelhas e Vespas

Abelhas e Vespas

Ser picado por uma abelha ou vespa é uma experiência dolorosa e pode ser fatal para quem é alérgico a picadas. No entanto, é possível reduzir esses riscos, tomando precauções sensatas quando se está ao ar livre e assegurando-se de que os ninhos das abelhas ou vespas são manuseados de forma adequada.

As vespas, também comumente chamadas de marimbondos, às vezes podem ser confundidas com as abelhas, em especial com as abelhas produtoras de mel – no entanto, estas variam em cor do castanho dourado ao quase preto e têm muito mais pelo do que as vespas.

Apenas as vespas fêmeas têm um veneno que podem usar várias vezes, quando se sentem ameaçadas. Na maioria dos casos, o veneno da abelha ou vespa não causa danos a longo prazo, mas pode ser fatal se for alérgico a picadas. Tratar de um ninho de abelha ou vespas é, muitas vezes, a forma mais eficiente de elimina-las e reduzir o risco de picadas.

Abelhas e vespas podem construir ninhos ao ar livre, sob beirais ou, se tiverem acesso, podem encontrar áreas protegidas dentro da sua casa, tais como cavidades nas paredes, no teto ou em sótãos. Se o ninho for descoberto, não deve tentar livrar-se dele você mesmo. Saiba mais sobre os nossos serviços de remoção de ninhos de abelhas e vespas.

Abelha do Mel

(Apis mellifera)

Aspecto

• Coloração castanha escura. Corpo coberto de pelos.

Ciclo de vida

• População das colônias: muito numerosa, frequentemente com mais de 30.000 indivíduos.

• Locais preferidos para os ninhos: árvores ocas e cavidades em telhados e paredes.

• Construção dos ninhos – favos de cera pendurados na vertical. Os ninhos são continuamente utilizados durante todo o ciclo de vida da colônia.

Hábitos

• Enxames: o enxame ocorre na primavera e no início do verão.

• Sobrevivência no inverno: toda a colônia sobrevive.

• Preferências alimentares: mel e pólen.

• Apenas ferram se forem provocadas.

Ninho de abelhas ou vespas

Se você se deparou com um grande número de abelhas ou vespas na sua propriedade, é provável que haja um ninho (popularmente chamados de colmeia) na sua casa ou empresa.

É importante tratar um ninho o quanto antes para reduzir a ameaça de uma picada de vespa, que pode ser muito dolorosa e, até mesmo, provocar uma reação alérgica.

Identificação de um ninho de abelha ou vespas

As vespas fazem os seus ninhos de polpa de madeira mastigada e saliva, dando-lhes características semelhantes a paredes finas de papel. Já as abelhas, após encontrarem o local adequado, utilizam a cera produzidas por elas mesma na construção do ninho (colmeia).

Os ninhos são geralmente construídos em locais abrigados com fácil acesso para o lado de fora. Muitas vezes, é possível encontrar ninhos em cavidades das paredes, espaços vazios de telhados, em beirais, varandas ou garagens.

Para localizar um ninho, observe com cuidado a rota de voo das abelhas ou vespas, essa observação torna-se mais fácil no verão, é quando se tem um aumento no número de indivíduos.

Qual o tamanho que um ninho de abelha ou vespas pode atingir?

No início, um ninho é muito pequeno. Quando a rainha começa a construir um ninho na primavera, geralmente o seu tamanho é equivalente a uma bola de ping-pong.

Conforme vai avançando o verão, o ninho vai crescendo rapidamente em tamanho, pois o número de indivíduos vai aumentando. O ninho de abelha ou vespa pode ser do tamanho de uma bola de futebol, ou até mesmo maior, em alguns casos.

É recomendável tratar um ninho mais cedo no ano, antes que o número de indivíduos aumente.

Preocupado com um ninho de abelhas ou de vespas?

Não deve tentar tratar um ninho de abelhas ou vespas, principalmente se for sensível a picadas. Se perturbar um ninho, pode provocar as abelhas ou vespas dentro do mesmo e estas vão atacar e picar como forma de defesa.

Na Detecta, oferecemos um serviço profissional de tratamento para ninhos de abelhas e vespas, protegendo-o contra picadas nocivas e eliminando o ninho.

Profissionais qualificados – todos os nossos técnicos são treinados e totalmente equipados com todos os equipamentos de segurança necessários para concluir o tratamento de forma rápida e segura.

Tratamentos seguros – os nossos técnicos especializados seguem diretrizes rigorosas para garantir que você e a sua família estão protegidos contra eventuais danos durante o tratamento.

Remover ninhos de abelhas e vespas

Remover ninhos de abelhas e vespas pode ser muito perigoso. Os indivíduos dentro do ninho, quando sentem-se ameaçados, muitas vezes ficam agressivos. As abelhas e vespas podem reagir, picando a todos que estiverem ao redor, como forma de defesa.

Para se livrar das abelhas e vespas é necessário fazer um tratamento adequado e remover o ninho.

Para reduzir o risco de picadas para você e para a sua família, deve solicitar um tratamento profissional do ninho de abelhas e vespas. Esta solução é eficaz e vai resolver seu problema com esses insetos.

Picadas de vespas

A picada de uma abelha ou de vespa é uma experiência dolorosa. Para uma criança pode ser muito perturbador e assustador.

As picadas podem ser fatais para as pessoas alérgicas ao veneno. Esta reação alérgica é conhecida como anafilaxia.

As pessoas que tenham sido picadas anteriormente várias vezes são mais sensíveis e mais propensas a essa reação sistêmica.

A boa notícia é que este tipo de reação alérgica é raro.

Prevenir picadas de abelhas e vespas

A picada da abelha ou da vespa é uma forma de defesa. Se elas se sentem ameaçadas ou se o seu ninho é perturbado, ficam agressivas e reagem com picadas.

Dicas para evitar picadas de abelhas e vespas

Existem algumas medidas práticas e fáceis que você mesmo pode aplicar e que o podem ajudar a evitar as picadas de abelhas e vespas.

Não entre em pânico – se descobrir que há abelhas e vespas nas proximidades mantenha a calma e afaste-se lentamente.

Não gritar, bater os braços ou afugentar – isso só vai agitá-las e torná-las mais agressivas.

Evite cheiros doces e fortes – fragrâncias muito perfumadas de xampu ou sprays de cabelo, por exemplo.

Evite cores brilhantes – padrões florais e brilhantes, em roupas e bolsas, podem atrair estes insetos.

Evite pomares – ou zonas com plantas frutíferas onde as abelhas e vespas vão em busca de alimento.

Evite ter bebidas abertas – se deixar bebidas em latas ou garrafas destapadas, pode incentivar as vespas a entrar no recipiente.

Cubra comida e bebida – mantenha sempre a comida e bebida coberta quando fizer refeições ao ar livre.

Limpeza – assegure que as mãos e rostos das crianças estejam limpos depois de consumir bebidas e alimentos doces.

Dicas para evitar picadas de abelhas e vespas

É difícil saber como reagir a uma picada destes insetos, se nunca foi picado antes.

Algumas medidas práticas que pode adotar para ajudar com qualquer dor que possa vir a sentir.

• Use uma compressa fria, que pode ser gelo embrulhado num pano ou uma flanela fria.

• Para aliviar a dor utilize analgésicos, somente após orientação média.

• Antes de ingerir qualquer medicamento, consulte seu médico. Tomar anti-histamínicos pode ajudar a reduzir qualquer pequeno inchaço localizado em redor da picada.

• Se tiver dúvidas sobre picada de abelha ou vespa, por favor consulte um médico ou profissional de saúde.

• A reação alérgica – anafilaxia – pode ocorrer quando alguém se torna sensível ao veneno da picada. É uma reação rara mas pode ser fatal.

Se alguém tiver os sintomas descritos abaixo após ser picado, chame imediatamente uma ambulância:

• Dificuldade em respirar
• Rouquidão ao respirar
• Vômitos
• Náuseas ou diarreia
• Sensação de desmaio ou tonturas
• Inchaço na face ou na boca
• Dificuldades em engolir

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.