Brocas de madeira

Brocas de Madeira

O termo “broca de madeira” abrange muitos tipos de insetos prejudiciais à madeira, tais como os carunchos e os gorgulhos xilófagos, por exemplo. Seja qual for a espécie de broca de madeira que esteja na sua casa ou empresa, você vai querer eliminá-la o mais rápido possível.

Brocas de madeira infestam madeira estrutural ou peças de mobiliário com base no tipo, idade, teor de umidade e disponibilidade da mesma. Todas as casas ou instalações de empresas construídas com madeira natural correm risco de uma infestação de broca de madeira.

Alguns fatos úteis sobre o caruncho da madeira:

• Os carunchos adultos colocam os seus ovos em fendas nas madeiras. No exterior isso não é um grande problema, mas dentro da sua propriedade pode infestar pisos, mobiliário, vigas e quaisquer outros objetos de madeira.

• As larvas escavam profundamente a madeira da qual se alimentam e durante esse processo fazem um labirinto de túneis ao longo de vários anos.

Caruncho pequeno da madeira

(Anobium punctatum)

Aspecto

• Adultos: 5 a 7 mm de comprimento. Larvas: 10 mm.

• Este caruncho é castanho avermelhado escuro e tem pêlos amarelados, tipo escamas, na parte superior do corpo e nos élitros. As larvas são de cor castanha clara, em forma de gancho, cobertas por pêlos eretos dourados e com mandíbulas castanhas escuras na cabeça.

Ciclo de vida
• Depois de acasalar, a fêmea deposita nas fendas rugosas da madeira, de 3 a 4 ovos agrupados. São esbranquiçados e ovais e a fêmea faz 40 a 60 posturas durante o seu ciclo de vida.

• As larvas eclodem dos ovos entre duas a cinco semanas. Depois, as larvas passam para pupas logo abaixo da superfície da madeira.
Os adultos emergem no início do verão, devorando a madeira até à superfície e deixando os orifícios característicos de sua saída.

Hábitos

• No seu ambiente natural, o inseto vive na madeira morta de várias espécies de árvores de madeira densa, que estejam em decomposição devido à ação de fungos.

• Dentro dos edifícios, o inseto aparece quase sempre em madeiras densas antigas, sobretudo em madeira de carvalho.

• Os maiores danos são provocados pelas larvas, uma vez que fazem túneis na madeira ao longo de cinco a dez anos.

Infestação de brocas de madeira

Você pode não perceber que tem uma infestação de broca de madeira até que os danos se tornem visíveis, portanto, identificar o quanto antes é a chave para evitar mais danos.

Como é uma broca de madeira?

Existem quatro estágios de desenvolvimento no ciclo de vida da broca de madeira:

• Ovo
• Larva
• Pupa
• Adulto

Os insetos adultos colocam os seus ovos em fendas de pisos, vigas e objetos de madeira.

Quando as larvas eclodem, elas escavam imediatamente para dentro da madeira, o que faz com que seja muito pouco provável que sejam vistas. Elas vão estar com fome e as suas madeiras serão a sua única fonte de alimento. Dentro da madeira e em segurança, continuam a construção do túnel e se alimentam durante vários anos.

Como as larvas amadurecem e aumentam de tamanho, elas escavam em direção à superfície da Madeira para pupar e emergir como insetos adultos.

Fato: Diferentes insetos preferem diferentes madeiras, o que o irá ajudar a identificar qual a espécie que está causando problemas. Alguns preferem madeiras macias como pinheiros, abetos e cedros, enquanto outros, preferem madeiras duras, tais como eucaliptos, carvalhos e freixos. Seja qual for a espécie, todos eles vão deixar alguns sinais, caso tenha uma infestação ativa. Saiba mais sobre as diferentes espécies de brocas de madeira.

Sinais da presença de uma infestação de broca de madeira

Furos recentes em madeiras – redondos ou ovais, os furos vão parecer limpos e frescos.

Túneis na madeira – também conhecidos como “galerias” que são, na maior parte das vezes, difíceis de encontrar.

Pó da perfuração – causado pelos insetos adultos emergentes, geralmente visíveis abaixo das madeiras infestadas.

Pisos danificados e frágeis – casos extremos, como o chão começar a ceder, pode indicar um problema ainda mais grave.

Madeira se desfazendo – nos cantos ou bordas das vigas do teto ou piso laminado.

Insetos mortos – geralmente encontrados perto da madeira infestada ou dos beirais de janelas.

Insetos adultos – aparecem ao emergirem das madeiras.

Ovos – variam em tamanho de acordo com o inseto, mas todos são difíceis de detectar a olho nu.

Larvas – geralmente com uma cor creme e de forma curva.

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.