Carrapatos

Carrapatos

Carrapatos são parasitas externos que se alimentam do sangue dos hospedeiros, geralmente animais domésticos e silvestres, inclusive, o homem.

Os carrapatos podem estar no solo, como, por exemplo, locais com vegetação (gramados) e também nas frestas de paredes sempre à espera de um hospedeiro.

Quando se agarra a um hospedeiro, vai “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça e se prende à ele onde vai se alimentar durante horas.

Sua picada, além de muito incômoda, também pode transmitir doenças . O carrapato-estrela, por exemplo, é vetor da Febre Maculosa e Doença de Lyme.

Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela

(Tityus bahiensis)

Características

• É o que mais comumente parasita o homem. Também infesta mamíferos domésticos e silvestres e aves. Em sua forma adulta, ele é conhecido como carrapato estrela.

Infestação de carrapatos

Os carrapatos, além de causar grande desconforto e perda de sangue, pode também transmitir infecções causadas por protozoários e microorganismos. Também podem causar paralisia em cães.

Quando os carrapatos se desprendem dos cães, espalham ovos e larvas pelo ambiente, nas paredes, churrasqueiras, móveis e canis, onde são facilmente encontrados.

Os carrapatos fazem a postura dos ovos em frestas, debaixo de pedras e folhas secas, ou até na cobertura dos canis já que as fêmeas podem escalar até 4 metros de altura. Em 4 dias começa a eclosão dos ovos, que em grupo de milhares, recomeçam o ciclo.

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.