fbpx

Carrapatos

Carrapatos

Existem várias espécies de carrapatos, mas no Brasil as listadas abaixo são as que causam a maioria dos problemas.

As picadas de carrapatos causam grande desconforto e perda de sangue e também podem transmitir infecções causadas por protozoários e microorganismos. Os carrapatos também podem causar paralisia em cães.

Carrapato de Boi

(Boophilus microplus)

Características

• Transmite ao gado a Babesiose

Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela

(Amblyomma cajennense)

Características

• É o que mais comumente parasita o homem. Também infesta mamíferos domésticos e silvestres e aves. Em sua forma adulta, ele é conhecido como carrapato estrela.

Carrapato-de-galinha

(Argas miniatus)

Características

• Transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis.

Carrapato-vermelho-do-cão

(Rhipicephalus sanguineus)

Características

• Típico de cães e gatos. Os adultos preferem instalar-se na pele do cão. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc. É de fácil controle.

Infestação de carrapatos

Os carrapatos, além de causar grande desconforto e perda de sangue, pode também transmitir infecções causadas por protozoários e microorganismos. Também podem causar paralisia em cães.

Quando os carrapatos se desprendem dos cães, espalham ovos e larvas pelo ambiente, nas paredes, churrasqueiras, móveis e canis, onde são facilmente encontrados.

Os carrapatos fazem a postura dos ovos em frestas, debaixo de pedras e folhas secas, ou até na cobertura dos canis já que as fêmeas podem escalar até 4 metros de altura. Em 4 dias começa a eclosão dos ovos, que em grupo de milhares, recomeçam o ciclo.

Acha que pode ter uma infestação de carrapatos?

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.