Cupins
Os cupins podem causar diversos estragos nas edificações urbanas, trazendo prejuízos econômicos para os proprietários. Esses insetos parecem ser inofensivos, mas a verdade é que eles têm um alto poder de destruição, danificando livros, roupas, papéis e móveis.
Para evitar perdas, é importante saber identificar a presença dos cupins e fazer o controle no momento adequado. Apesar de existirem aproximadamente 300 espécies de cupins no Brasil, alguns gêneros deles merecem destaque, pois são as que causam maior dano no meio urbano: Cupim de Madeira Seca, Cupim de Solo e Cupim Arborícola.
Cupins de solo
(Coptotermes sp. e Heterotermes sp.)
O cupim de solo, também chamado de cupim subterrâneo (Coptotermes sp. e Heterotermes sp.) danifica estruturas nos centros urbanos e em áreas agrícolas, e inclusive destrói materiais que não fazem parte de sua alimentação. Esses cupins constroem seus ninhos no solo e também em paredes de edificações, geralmente em locais mais úmidos. Os ninhos dos cupins de solo são formados basicamente por uma mistura de fezes, saliva e solo, onde estão ligados ao alimento através de túneis. E podem estar até 300 metros de seu ponto de ataque, E a sua rainha pode viver em média 15 anos.
Cupim da Madeira Seca
(Cryptotermes spp.)
O cupim de madeira seca (Cryptotermes sp.) apresentam coloração branca e a colônia pode viver cerca de 10 anos dentro da madeira e é encontrada em molduras de quadro, portas, caixas e outros objetos feitos de celulose. Esse cupim não se desloca de uma madeira para a outra, com exceção quando existir um ponto de contato entre ambas. As infestações de novas estruturas se dão no momento pós acasalamento dos indivíduos alados (siriris ou aleluias) que deixam a antiga colônia para construir uma nova colônia.
Cupins de grama ou árvore
(Nasutitermes sp.)
O cupim arborícola (Nasutitermes sp.) é originário do Brasil e pode ser encontrado em praticamente todas as regiões. Como o seu nome sugere, esse inseto costuma construir o seu ninho em copas de árvores, mas também pode fazê-lo sobre postes e madeira, estrutura de telhados, entre outras. Esse cupim infesta todos os tipos de madeira: dura, mole, seca, úmida e manufaturada. O seu ninho é facilmente identificado por apresentar uma coloração negra.