Moscas

Moscas

Existem mais de 120 mil espécies de moscas em todo o mundo. As moscas são uma praga em todo o sentido da palavra. Elas representam um risco para a saúde das pessoas, animais de estimação e animais de criação. Podem infestar a sua casa ou empresa e propagar doenças como, por exemplo, Salmonelose e E. coli.

Algumas espécies podem até morder as pessoas e os animais. Se um pequeno problema com moscas não for controlado existe um grande potencial de se transformar numa grave infestação. Algumas espécies são capazes de amadurecer de ovos para adultos em apenas sete dias.

Mosca doméstica

(Musca domestica)

As moscas domésticas são as principais portadores de doenças e podem infestar todos os tipos de instalações.

São atraídas para todos os tipos de alimentos, incluindo para a alimentação humana, alimentos para animais de estimação, alimentação animal, resíduos alimentares e até mesmo fezes. Ver moscas adultas geralmente é o sinal mais comum de atividade e de um potencial problema.

Aspecto

• Adulto – 5 a 8 mm de comprimento, tórax cinzento com 4 riscas estreitas, abdómen em castanho ou amarelo, apresenta uma dobra na 4ª nervura da asa e pontas das asas ligeiramente pontiagudas.

• Larva – Branca e afunilada na extremidade da cabeça. 2 espiráculos na extremidade traseira. Sem pernas. 12 mm de comprimento depois de atingir a maturidade.

Ciclo de vida

• Os ovos são depositados em grupos de 120 a 150 e podem eclodir em 8 horas ou até 3 dias.

• As larvas demoram 3 a 60 dias para atingir a maturidade; as pupas levam 3 a 28 dias.

Hábitos

• Encontram-se em quase todos os tipos de instalações.

• Procria em matéria vegetal em decomposição.

Infestação de moscas

Ao perceber algumas moscas em sua casa ou empresa, não significa necessariamente que tenha uma infestação. No entanto, deve ser um sinal de aviso para tomar algumas medidas preventivas.
Pequenos grupos de manchas escuras (do tamanho de uma cabeça de alfinete) – em sistemas de iluminação, tetos e superfícies das paredes. Verifique as áreas que são difíceis de limpar completamente, como canais de drenagem, esgotos e cavidades no piso onde podem acumular conteúdos estragados. Valas, áreas ao redor de lavatórios e azulejos danificados também devem ser verificados.

Presença regular de moscas – um grande número de moscas ao redor de lixeiras ou de outros recipientes para resíduos pode indicar um problema mais grave. Verifique em qualquer lugar passível de acumulação de águas, incluindo em calhas, pontas de águas pluviais, pneus ou maquinaria antiga. Plantas em vasos com água também podem atrair moscas.

Larvas – a existência de moscas na sua fase larval pode indicar um potencial local de reprodução na sua propriedade. Você pode encontrar larvas em áreas de resíduos e de deterioração de alimentos.

Como evitar moscas

Telas mosquiteiras – aplicar telas mosquiteiras nas janelas e até mesmo nas portas, em especial na cozinha e áreas de depósito de resíduos.

Cobrir os alimentos – garantir que não existem alimentos à disposição das moscas, pois as mesmas provocam a propagação de doenças ao pousar nos alimentos antes de os ingerirmos.

Lixeiras – assegurar que todos os recipientes de lixo estão hermeticamente fechados.

Animais de estimação – remover as fezes dos animais. Além de serem o local ideal para reprodução de moscas, elas podem pousar lá antes de o fazerem na sua comida.

Remover moscas mortas – são o petisco ideal para outras pragas como formigas, por exemplo.

Água parada – não deixe água parada (pratos de vasos com plantas, por exemplo) pois as moscas necessitam de umidade para se reproduzir

Ralos – assegurar que os drenos são mantidos limpos e livres de detritos para reduzir as áreas de reprodução de insetos voadores.

Que danos as moscas podem causar?

FATO: As moscas domésticas são atraídas para a decomposição dos resíduos orgânicos, como fezes e carne estragada, enquanto que as moscas da fruta vão procurar substâncias açucaradas e alimentar-se mais de frutas maduras, refrigerantes e até mesmo bebidas alcoólicas.

As moscas podem ser um grande incômodo em residências e empresas.

Uma infestação de moscas pode representar um grave risco para a saúde pois as mesmas são conhecidas por propagar uma grande variedade de doenças, como por exemplo, Salmonelose e E. coli. Veja logo abaixo alguns passos práticos que podem te ajudar a evitar moscas.

Alguns desses métodos não tem custo e exigem apenas o seu tempo de ação. Os passos recomendados envolvem algumas alterações no interior e no exterior de forma a cobrir todos os possíveis pontos críticos, garantindo um controle efetivo contra as moscas.

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.