Pragas de grão

Pragas de grãos

As pragas comumente encontradas nos alimentos armazenados, também conhecidas como pragas de grãos, abrangem um grande número de insetos. Eles podem infestar uma grande variedade de produtos armazenados em particular alimentos como grãos, cereais, frutas secas, nozes, sementes e até mesmo tabaco.

As pragas de grãos são um perigo para a saúde tanto em casas particulares como em empresas, principalmente para a indústria alimentícia, bares, cafés e restaurantes, supermercados e comércio alimentar, fábricas, armazéns e silos. Eles também podem causar enormes prejuízos financeiros por danos e contaminação de produtos alimentares.

Qualquer contaminação irá fazer com que os seus alimentos fiquem impróprios para o consumo humano.

Identificar e remover a fonte da infestação de pragas de grãos é uma parte essencial para eliminar eficazmente essas pragas.

Caruncho do tabaco

(Lasioderma serricorne)

Aspecto

• Besouro de cor castanho claro, medindo de 2 a 2,5 mm de comprimento. Antena articulada e serrada; élitros sem estrias e com fina pubescência.

Ciclo de vida

• Ciclo ocorre em torno de 26 dias em temperatura 30º C e 70 % de umidade relativa do ar

Hábitos

• Grande variedade de produtos pode ser atacada por este inseto, como cereais, fumo, especiarias, cacau, farinhas, biscoitos, chocolates, entre outros.

• Os ovos são postos aleatoriamente, aproximadamente 100 por fêmea.

• Embora deem preferência a locais quentes, podem ser encontrados em dutos de ar, filtros, estruturas de telhados e principalmente em áreas onde haja acúmulo de pó proveniente da atividade de processamento de alimentos.

COMO EVITAR PRAGAS DE GRÃOS

Quais são os sinais mais comuns de pragas de grãos?

Os sinais mais comuns de uma infestação de pragas de grãos são danos em produtos armazenados, insetos vivos, larvas, pupas ou teias em locais de armazenamento de alimentos e furos nas embalagens.

Como posso eliminar as pragas de grãos em minha casa?

As infestações em casa podem ser contidas com relativa facilidade, removendo a fonte da infestação de maneira que não permita a dispersão da mesma. A limpeza e a remoção de quaisquer migalhas e restos de alimentos que possam ter acumulado no interior de armários são essenciais.

Preciso de eliminar qualquer alimento que tenha insetos?

Sim. A fim de controlar os insetos em alimentos, os mesmos devem ser removidos ou destruídos de uma forma que não permita a dispersão da infestação, e tratados de uma forma que não apresente riscos na sua utilização final.

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.