Pulgas

Pulgas

Proteção para sua casa e família contra as pulgas

As pulgas são um problema doméstico comum, especialmente quando há cães ou gatos. Também são encontradas frequentemente em casas onde já existiram animais de estimação.

Apesar de ser possível que as pulgas transmitam doenças, o que é muito raro no país. A principal preocupação é o desconforto provocado pelas picadas das pulgas em pessoas e animais de estimação.

Pulga dos gatos

(Ctenocephalides felis)

Aspecto

• Sem asas.

• Têm 2 a 3 mm de comprimento.

• Achatadas lateralmente.

• As suas longas patas permitem-lhes saltar.

• Têm a parte posterior da cabeça e pronoto com cerdas rígidas, o que as distingue da maioria das outras pulgas de animais de estimação.

Ciclo de vida

• As pulgas passam por quatro fases: ovos, larvas, pupas, adultos. Os ovos são pequenos e brancos. Estas fases combinadas variam de duas semanas a oito meses.

• A pulga adulta detecta a vibração do movimento de pessoas e animais, pressão, calor, ruído ou dióxido de carbono, e fica alerta para potenciais refeições de sangue.

• A pulga dos gatos não pode completar o seu ciclo de vida alimentando-se apenas de sangue humano.

Hábitos

• Muitas vezes, estas pulgas não conseguem determinar se um hospedeiro é ou não adequado, até o picarem. Se for considerado inadequado, a pulga abandona-o.

• Estas pulgas nidificam no local de descanso habitual do hospedeiro, por exemplo, no cesto do gato. É aí que a pulga passa ao estado adulto.

Infestação de pulgas

O seu gato ou cão parece estar com algum desconforto e está constantemente arranhando ou mordendo a própria pele? Será uma infecção dermatológica ou podem ser pulgas se alimentando? Antes de levar o seu animal de estimação ao veterinário há algumas formas de verificar se realmente tem pulgas em casa.

Sinais de uma infestação de pulgas

Se está preocupado com pulgas, procure os seguintes sinais:
Consegue ver pulgas sobre o pêlo do seu animal de estimação? Elas normalmente têm uma cor avermelhada ou castanha e têm cerca de 2 mm de comprimento.

Verifique as patas traseiras do seu cão ou a cabeça e o pescoço do seu gato. Estas são as áreas mais comuns onde poderá ver sinais de pulgas.

Examine cuidadosamente a pele do seu animal de estimação e procure excrementos pretos e finos. Trata-se de vestígios de pragas ou de excrementos de pulgas adultas e são semelhantes a pimenta do reino moída. Uma boa maneira de os identificar é usar um pente para pulgas e colocá-lo sobre uma folha de papel branco, o que a torna mais fácil de visualizar as pequenas partículas pretas.

Outro sinal de um problema de pulgas é a visualização destes excrementos nas camas dos seus animais de estimação, em carpetes ou em tapetes.

Ovos de pulgas

Às vezes, é fácil pensar que conseguiu eliminar as pulgas na sua casa quando na realidade não o conseguiu. Isso acontece porque os ovos das pulgas são muito difíceis de encontrar. As pulgas põem os seus ovos sobre o corpo do seu animal de estimação. Mas eles não vão ficar lá. Os ovos facilmente caem e podem ficar escondidos em carpetes, tapetes, roupas de cama ou frestas nos pisos. Os ovos das pulgas são pequenos (cerca de 0,5mm de comprimento), ovais e brancos. Tal fato torna quase impossível a identificação dos mesmos em superfícies e materiais ásperos.

Como evitar pulgas

Ninguém quer uma infestação destas terríveis criaturas. A melhor maneira para evitar pulgas é tomar algumas precauções simples.

Os animais são a principal fonte de pulgas em casa.

Dicas para evitar pulgas em casa

Aspirar regularmente.

Lavar a roupa das camas dos animais de estimação semanalmente, de preferência, acima dos 50℃.

Outros animais como, gatos selvagens, raposas, coelhos e roedores, também podem transportar pulgas – quando os seus animais de estimação andam do lado de fora das casas, podem facilmente pegar pulgas e trazê-las para casa, por isso, verifique-os regularmente com pentes para pulgas.

As larvas alimentam-se de matéria orgânica em tapetes, roupa de cama e mobiliário. Deve tentar remover qualquer potencial fonte de alimento para evitar as pulgas.

Quando se mudar para uma nova casa inspecione os tapetes e pisos com cuidado para ver se há sinais de ovos ou de excrementos de pulgas. Se os anteriores proprietários tinham animais de estimação, as larvas de pulgas podem estar à sua espera.

O problema com pulgas

FATO: Uma pulga de gato pode depositar entre 25 a 40 ovos por dia no pelo do hospedeiro ou na roupa da sua cama. Uma única fêmea pode produzir até 2.000 ovos durante o seu ciclo de vida.

Os nossos técnicos especializados sabem exatamente o que fazer quando se trata de eliminar pulgas. Eles conhecem os hábitos das diferentes espécies de pulgas e podem oferecer a solução mais adequada e eficaz. Todos os nossos tratamentos são seguros para sua família e para os seus animais de estimação.

• Os casulos de pulga podem permanecer adormecidos durante dois anos. Eles só eclodem quando as condições são as ideais.

• Os ovos das pulgas são pequenos (aproximadamente 0,5 mm de comprimento), ovais e brancos. São quase impossíveis de ver contra superfícies ásperas como carpetes, tapetes e camas de animais de estimação.

• O ciclo de vida da pulga pode variar entre duas semanas a cerca de oito meses.

• As pulgas reproduzem-se rapidamente. Isso faz com que seja difícil evitar pulgas sem a ajuda de um profissional.

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.