Roedores

Roedores

O controle de ratazanas é importante para evitar a transmissão de diversas doenças graves.

As Ratazanas podem ser muito persistentes e caso elas consigam ter acesso à sua casa ou empresa podem disseminar doenças e contaminar alimentos, causando danos consideráveis.

• Ratazanas podem danificar encanamentos.
• Roer equipamentos.
• Provocar incêndios ao roer cabos elétricos.
• Danificar muros e outras estruturas similares com a sua atividade diária.

Mesmo em áreas externas as ratazanas podem representar um grande risco, especialmente porque nessas áreas têm geralmente a presença de crianças e animais de estimação.

Rato de telhado

(Rattus rattus)

Aspecto

• O rato de telhado, também conhecido como rato negro tem entre 16 e 24 cm de comprimento, com uma cauda mais longa que a cabeça e o corpo juntos.

• Tem um nariz pontiagudo, orelhas grandes e um corpo estreito (em comparação com a ratazana comum).

Ciclo de vida

• Produz cerca de 5 a 10 filhotes por ninhada, e tem entre 3 a 6 ninhadas por ano.

• O período de gestação é de cerca de 3 semanas.

• Leva entre 12 a 16 semanas para atingir a maturidade sexual.

Hábitos

• Eles são incrivelmente ágeis e muito bons escaladores.

• A sua comida preferida são frutas. Come cerca de 15 g de alimento e bebe cerca de 15 ml de água por dia.

Sinais de infestação de Roedores

Os roedores são conhecidos por disseminar doenças, danificar estruturas, contaminar produtos alimentícios e rações para animais. Caso tenham acesso ao interior da sua casa ou empresa, elas podem introduzir outros parasitas indesejáveis como pulgas e piolhos.

Agir rápido nos primeiros sinais de uma infestação de ratazanas pode ajudar a reduzir drasticamente o tempo necessário para controlar uma infestação. As ratazanas são capazes de se reproduzir rapidamente e um pequeno problema tem o potencial de se transformar num grave problema se não for corrigido a tempo.

Como criaturas noturnas, as ratazanas são mais ativas entre o anoitecer e o amanhecer e geralmente escondem-se dos seres humanos durante o dia. Muitas vezes é mais fácil de detectar sinais de uma infestação, do que a própria infestação de ratazanas.

Fezes – geralmente encontradas concentradas na mesma área. As ratazanas produzem até 40 dejetos por noite. Apresentam uma cor castanha escura e uma forma cónica, com cerca de 9 a 14 mm de comprimento. Assemelham-se na forma a um grande grão de arroz.

Ruídos – as ratazanas são ágeis e podem facilmente obter acesso a pequenos vãos e espaços. Ruídos frequentes de arranhões, das suas unhas a tocar no chão, encanamentos e superfícies enquanto se deslocam, são sinais de uma infestação de ratazanas.

Pegadas – as ratazanas deixam marcas com os seus pés e caudas na poeira e em áreas menos utilizadas. Ao apontar uma lanterna num ângulo baixo deverá conseguir ver estas marcas. Para saber se uma infestação está ativa, polvilhe farinha ou pó de talco no chão e confira se existem pegadas novas no dia seguinte.

Marcas de gordura – as ratazanas usam os mesmos caminhos ao longo de rodapés e paredes devido à sua fraca visão. A gordura e a sujidade nos seus pelos deixam manchas e marcas escuras nos objetos e superfícies com as quais fazem contato quando por lá passam. Estas marcas podem indicar atividade de roedores, mas como as manchas podem permanecer por longos períodos de tempo, não são o melhor indicador de uma infestação ativa.

Danos – as ratazanas têm dentes que crescem continuamente. Elas precisam roer madeira e plástico para os manter afiados. Podem provocar incêndios ao roer cabos elétricos. É possível encontrar embalagens de alimentos rasgadas com as marcas dos dentes visíveis.

Ninhos – as ratazanas constroem seus ninhos em locais quentes e escondidos usando material picado, como jornais e tecidos. É frequente haver crias de ratazanas nos ninhos e estes geralmente estão localizados perto de uma fonte de alimento. Verifique por trás de aparelhos elétricos, como geladeiras e freezers.

Tocas – a ratazana comum é conhecida por escavar extensos túneis para se abrigar, armazenar alimentos e nidificar. Procure tocas em montes de terras, casas de jardim, ou em garagens.

Como evitar Roedores

• Manter os alimentos em recipientes de metal ou de vidro com tampas justas.

• Manter a sua casa e o jardim o mais arrumado possível, evitando deixar lugares para as ratazanas se esconderem.

• Colocar os sacos de lixo dentro de contentores de uma forma segura para que as Ratazanas não consigam ter acesso aos mesmos.

• Recolher e limpar resíduos de alimentos de animais de estimação, bem como armazená-los em recipientes fechados, de preferência acima do nível do chão.

• Manter os jardins sem detritos. Se tiver um monte de adubo, não inclua alimentos orgânicos ou resíduos, pois isso irá atrair as ratazanas.

Entradas – vedar a parte inferior das portas.

Fendas em paredes exteriores – tapar os buracos ou fendas (ao redor de cabos e tubos). Outras espécies de ratos, como o rato de telhado pode saltar até uma altura de aproximadamente 4 metros.

Ralos e canos de esgoto – manter as tampas das sanitas fechadas. As ratazanas são conhecidas por nadar em canos de esgoto e saírem nos banheiros. Elas também usam os tubos de drenagem e as saídas dos esgotos. Use grades metálicas ou telas para cobrir os ralos. Verifique se todos os tubos de drenagem estão em boas condições de funcionamento.

Agência:
© Copyright 2019, All rights reserved.