Ratos, ratazanas e camundongos: tem diferença?

Os roedores são conhecidos por disseminar doenças, danificar estruturas, contaminar produtos. Caso tenham acesso ao interior da sua casa ou empresa, elas podem introduzir outros parasitas indesejáveis, como pulgas e piolhos.

Agir rapidamente nos primeiros sinais de uma infestação pode ajudar a reduzir drasticamente o tempo necessário para seu controle. Isso por que os roedores são capazes de se reproduzir rapidamente, e um pequeno problema tem o potencial de se transformar num grave problema se não for corrigido a tempo.

Há três espécies mais comuns em ambientes urbanos e, por isso, consideradas pragas. Você sabe identificar quais são elas?

Ratos de telhado (Rattus rattus)

Possuem hábito noturno e entram em edificações urbanas em busca de água, alimento e abrigo. Essa espécie tem grande capacidade para escalar e é boa nadadora. Esses animais vivem em lugares altos, mas também são encontrados junto ao solo. Seus hábitos alimentares são onívoros, mas preferem cereais em grãos, frutos e vegetais. Vivem em pequenas colônias e só formam grandes grupos em condições especiais, com grande oferta de alimento. Apresentam um raio de ação de aproximadamente 30 a 60 metros em relação ao abrigo. Tem um nariz pontiagudo, orelhas grandes e um corpo estreito (em comparação com a ratazana comum).

Ratazana (Rattus norvegicus)

Também conhecida como rato de esgoto, tem até 40 cm de comprimento, com uma cauda mais curta do que a cabeça e o corpo juntos. As ratazanas possuem hábito noturno e entram em edificações urbanas em busca de água, alimento e abrigo. Quando são vistas durante o dia, é porque a infestação já está alta. Reproduzem-se facilmente em com um número muito alto de filhotes por gestação. Geralmente, são encontradas em beiras de córregos e rios, redes de esgoto e fluviais, depósitos de lixo, entre outros locais.

Camundongo (Mus musculus)

Nas áreas urbanas também encontramos camundongos, que têm hábito noturno e necessitam de habilidades sensoriais especiais para se moverem livremente, e também para encontrarem alimento e fugirem de predadores no escuro. O olfato, por exemplo, é bem desenvolvido. Por onde passam, deixam odores que servem para a orientação de outros indivíduos da colônia. Fazem ninhos em cantos de paredes, em amontoados de materiais, em pequenas tocas no chão ou dentro de móveis em residências. Uma característica que os distingue dos outros tipos de roedores comensais é a neofilia: eles são curiosos por alimentos novos. Seus hábitos alimentares são onívoros, mas preferem cereais e sementes. Estes roedores vivem em pequenos grupos e se locomovem em pequenas distancias.

Como combater uma infestação?

Para controlar esses roedores, além do uso de raticidas, é necessário verificar os potenciais abrigos, como terrenos baldios, córregos, depósitos abandonados e outros esconderijos dentro das casas. Se você avistou alguma dessas espécies em sua casa ou no local onde trabalha, e desconfia de que pode haver uma infestação de roedores nas proximidades, entre em contato com a Detecta e solicite um orçamento.

Entre em contato para saber mais!

Telefone: (19) 3268-6200

WhatsApp (19) 3245-0723

E-mail: contato@detecta.com.br

Hashtags para redes sociais

#Praga #Ratos #pragasurbanas #pragaurbana #desratização #controledepragas #camundongo #ratazana

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *