Abelhas

Somente no Brasil, existem mais de 300 espécies de abelhas e, acredite, a maioria delas não tem ferrão. As abelhas são interessantes

Algumas espécies de abelhas nativas do Brasil e do mundo

Somente no Brasil, existem mais de 300 espécies de abelhas e, acredite, a maioria delas não tem ferrão. A seguir, você irá conhecê-las a fundo, descobrir suas características e, inclusive, algumas curiosidades. As abelhas podem ser mais interessantes do que você pensava, de modo que elas contribuem muito para nosso ecossistema. Conheça-as!

Abelha Tiúba – (Melipona compressipes)

A abelha Tiúba pertence à espécie Melipona subnitida, de modo que seu gênero, Melipona, é responsável pela polinização de 30% das plantas da Caatinga e do Pantanal e de até 90% da Mata Atlântica. Ou seja, caso ela seja ameaçada de extinção, pode colocar em risco uma grande proporção de fauna e flora. Não é à toa que sua popularidade é tão forte entre os habitantes locais.

Atribui-se a ela, ainda, o fator curativo de seu mel, capaz de tratar feridas. Entre suas características físicas, ela possui cabeça preta aveludada e tórax preto, com listras cinza. O teor menos doce do mel é bastante apreciado.

Abelha Mandaçaia – (Melipona quadrifasciata)

Essa Melipona quadrifasciata tem as seguintes características: corpo e cabeça na cor preta, listras amarelas ao longo do tronco e asas ferrugem, de modo que seu tamanho varia entre 10 e 11 mm de comprimento. Pertencente ao grupo Meliponini, é mais resistente ao frio, o que permite que ela viva em regiões desde São Paulo, até o sul do país, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Seus ninhos são nidificados em partes ocas das árvores, possuem boca de barro, onde abrigam grande quantidade de mel, deixando o acesso ao ninho mais estreito, permitindo apenas a entrada de uma abelha por vez.

Abelha Europeia – Apis mellifera)

A abelha Europeia é, de longe, uma das mais famosas produtoras de mel e sua produção tem grande importância na indústria alimentícia e encabeça o topo das produtoras. Também chamada abelha melífera ocidental, abelha-comum, abelha-do-reino, abelha-alemã, abelha-Europa, é facilmente encontrada na Europa, Ásia e África.

De adaptação fácil, essa melífera marca presença em diversos habitats, desde savanas, montanhas e litoral. Entre as características físicas destacam-se o tamanho, entre 12 e 13 mm, pelos no peito, língua curta e poucas listras amarelas no corpo. Considerada irritadiça, suas picadas podem ser fatais.

Abelha Jandaíra – (Melipona subnitida)

Endêmica do Nordeste do Brasil, a abelha Jandaíra é reconhecida como grande polinizadora das regiões da Caatinga, Pantanal e até uma boa parte da Mata Atlântica. Por ser uma espécie dócil, que não possui ferrão, pode até mesmo ser cultivada em jardins, dispensando até o uso de proteção.

Outra característica sobre essa Melipona subnitida é que ela só poliniza plantas nativas, e o seu famoso mel, o mel de jandaíra, é disputado porque a ele são atribuídas propriedades curativas. A produção anual, por enxame, pode chegar até a um litro e meio.

Tags
a Detecta pode ajudar ainda além de aracnídeos ambiente ambiente industrial a quantidade de resíduos coletados cresceu em todas as regiões do país e a quantidade de resíduos produzidos passou de 67 milhões toneladas/ano para 79 cada brasileiro descartou 170 quilos de matéria orgânica ao ano. Em uma década casa como Aranhas como Baratas Condomínios Conheça as principais espécies de aranhas existentes no Brasil controle controle de pragas Coronavírus COVID COVID-19 dedetização Desinsetização ou “Dedetização” é o controle ou monitoramento de diversas espécies de insetos Em nossos posts anteriores Empresas em uma década Escritórios estamos passando novamente aqui para lembrar que eliminar esse problema também passa por nossa conscientização ambiental. Com a proximidade de março falamos muito sobre pragas urbanas – como baratas foram publicados alguns dados preocupantes. De acordo com a última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos Formigas higienização indústrias Indústrias e demais levantamento realizado pela Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) limpeza Mosquitos Mosquitos e Traças pragas pragas urbanas Residências saiba quem são as mais perigosas. sanitizar sanitização Se alguma infestação tem afetado a sua rotina seja no ambiente doméstico ou comercial vírus é hora de lembrar que chuva e lixo são uma mistura que traz muita dor de cabeça – especialmente nos centros urbanos. Do final de 2020 para cá

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Buscando Por uma Empresa de Dedetização?

Somos a principal empresa de Dedetização em Campinas e Região.

Últimas Postagens

Vespas
Moscas
Não percar nenhum conteúdo

Se inscreva em nossa newsletter para receber novidades antes de todo mundo.